A Microsoft está a desenvolver a aplicação MoodScope para Smartphones que pretende avaliar o estado de espírito dos utilizadores baseando-se na forma como o telefone é utilizado.

Comparado aos sensores que medem a aceleração, iluminação e outras propriedades físicas, esta nova ferramenta é um sensor que mede o estado mental de quem a usa, segundo um comunicado no site oficial da empresa.

«Fizemos um estudo estatístico acerca do humor através das informações partilhadas em Smartphones de 32 participantes durante dois meses», adianta a marca.

Os investigadores concluíram, a partir do estudo, que através da análise do historial de comunicações e padrões de uso das aplicações, pode extrair-se informação estatística acerca do humor diário dos utilizadores.

Inicialmente, a precisão dos resultados situa-se nos 66%, aumentando para os 93% após dois meses de treino personalizado.

«Motivados por estes valores, construímos um serviço, MoodScope, que analisa o histórico de uso como sensor de estado de espírito dos utilizadores», avança o site. Acrescenta ainda que há intenção de criar uma aplicação para partilhar socialmente o estado de espírito com outros utilizadores.