Uma empresa de leilões na Internet vai colocar a leilão um meteorito com cerca de 1,5 quilogramas com uma composição semelhante às amostras trazidas da Lua pelas missões Apollo 14 e 16.

A peça, que a leiloeira estima poder ser licitada por valores na ordem dos 8 mil euros e faz parte de um conjunto de 80 lotes de uma “ação especial” com 192 meteoritos, foi encontrada no planalto de Dar al Gani, no deserto da Líbia, em 1988, e foi posteriormente analisada por uma instituição ligada à NASA, que confirmou as semelhanças com as amostras trazidas da Lua.

O meteorito apresenta uma “crosta” parcial em tons de castanho e um interior com variações de cinzento. “As suas brechas e estrutura fina mostram que o objeto faz parte de um meteorito mais velho, com origem na Lua”, afirma a leiloeira Catawiki num comunicado.

Outro dos objetos a leilão é um meteorito shergottite, com origem presumível de Marte, encontrado em 2014 no deserto de Tindouf, na Argélia. Com apenas 500 gramas e 1,80 x 1,20 cm, a leiloeira estima que seja leiloado por 750 euros.