Esta é, provavelmente, a app com que todo o estudante de matemática sonha. A PhotoMath é uma aplicação que através da câmara fotográfica de um smartphone resolve equações e frações em segundos, desde que estes sejam impressos e não escritos à mão.

«Com a PhotoMath, podes ter um professor de Matemática no teu bolso», afirma a MicroBlink, empresa que criou a app, no iTunes.

Para que isso aconteça basta que a câmara seja colocada sobre a equação ou fração escrita num livro de exercícios. Depois de registada por uma tecnologia de reconhecimento de texto que detecta os caracteres que compõem o problema, o resultado surge de imediato. 

No entanto, esta aplicação está a gerar polémica entre os professores, que acreditam que esta pode ser uma forma de atropelar conhecimentos e alimentar a preguiça no desenvolvimento de raciocínios matemáticos por parte dos alunos.

A aplicação é gratuita e está disponível para aparelhos iOS e Windows. Os equipamentos com o sistema Android só vão poder descarregá-la no início de 2015.

A MicroBlink está já a trabalhar para que no futuro seja possível a resolução de problemas mais complicados através da aplicação.

PhotoMath from MicroBLINK on Vimeo.