Uma professora primária nos EUA, que corrigiu uma operação matemática feita por um aluno na resposta a uma pergunta de um trabalho de casa, causou escândalo na Internet, assim que a foto do trabalho de casa foi publicada numa rede social.

De acordo com a BBC News, o exercício pedia para utilizar a equação da soma repetida para resolver 5x3. O rapaz respondeu que o resultado era 15 e que o processo que realizou para chegar ao resultado foi 5+5+5.

O aluno respondeu de forma acertada, mas a professora considerou a resposta incorreta porque ele chegou ao resultado pelo método errado. O aluno seguiu a seguinte lógica: 5+5+5=15. Mas a professora queria que ele fizesse a conta de outra forma: 3+3+3+3+3=15.

A família do aluno colocou uma imagem do teste no site Reddit e, a partir daí, gerou-se uma onda de indignação na Internet contra a professora e a favor do aluno.

Só que a Associação de Professores de Matemática dos Estados Unidos veio dar razão à docente.

"Queremos que os alunos percebam o que estão a fazer e não apenas a dar a resposta correta", afirmou Diane Briars, presidente do organismo.


Solução


A multiplicação é uma operação que envolve a adição de um número tantas vezes quanto indicado pelo segundo fator. Para 5x3 iria adicionar três vezes o valor de cinco: 5+5+5.

Ao dar um resultado equivalente (15), a estratégia de adição repetida utilizada nos Estados Unidos como um método de ensino, envolve a adição do segundo número tantas vezes quanto especificadas pelo primeiro fator. Para 5x3, o método de adição seria repetido: 3 + 3 + 3 + 3 + 3.