O Messenger, serviço de mensagens instantâneas do Facebook de Mark Zuckerberg, pretende aumentar o nível de segurança das conversas. Como tal, foram iniciados testes para possibilitar a encriptação das mensagens privadas entre os utilizadores da aplicação. Esta funcionalidade era já garantida pelo WhatsApp, outra plataforma de mensagens instantâneas pertencente ao Facebook.

O líder da rede social comunicou, na sexta-feira, que a empresa está a trabalhar numa versão encriptada das mensagens da app Messenger. O objetivo destes testes é desenvolver o nível de privacidade das mensagens trocadas entre os utilizadores da aplicação, permitindo que estes possam manter “conversas secretas”, às quais nem as autoridades nem o próprio Facebook tenham acesso.

Temos conhecimento que, de vez em quando, os utilizadores desejam salvaguardas adicionais – talvez quando estiverem a discutir informação delicada, como uma doença, com amigos de confiança e família, ou a enviar informação financeira a um contabilista", pode ler-se no comunicado da empresa.

Quando ativada, esta funcionalidade permitirá que a informação contida nas mensagens seja do conhecimento exclusivo dos participantes da conversa. Isto significa que as mensagens serão encriptadas dos dois lados, podendo ser lidas apenas num aparelho pertencente a cada pessoa com quem se está a conversar.

Segundo o Independent, a rede social pretende que esta característica seja opcional, o que permite mais facilmente satisfazer as necessidades de todos os utilizadores.

Muitas pessoas querem que o Messenger funcione quando trocam de aparelhos, como um tablet, um computador ou um telefone", segundo consta no comunicado.

O Facebook explicou ainda que as conversas secretas não contarão com a possibilidade de partilha de conteúdos como GIFs e vídeos, envio de dinheiro ou o uso de outras funcionalidades populares do serviço que estejam dependentes de outras aplicações, por exemplo.

A rede informou também que, “para já, as conversas secretas só estão disponíveis de forma limitada", mas estender-se-ão ao restante público durante o verão. 

 

: