Numa época em que as redes sociais se tornaram pontos de encontro entre pessoas e ocuparam o lugar das idas ao cinema e dos cafés entre amigos, eis que surge um vídeo a criticar «esta dependência» global da Internet. «Look Up» é um vídeo, um poema, uma mensagem, um alerta para as novas gerações.

Mas não deixa de ser irónico que apesar de criticar as redes sociais, se tenha tornado, devido a elas, um sucesso. Em poucos dias, o vídeo já teve mais de 20 milhões de visualizações.

O Facebook, o Twitter, o Instagram, entre outras redes sociais, já pertencem ao quotidiano de milhões de pessoas que revelam muita dificuldade em se «desligarem» deste mundo tecnológico, por um segundo que seja.

É através de um poema visual que o seu criador, o londrino Gary Turk, pretende fazer chegar a mensagem. Este escritor e realizador, como o próprio se descreve na sua página oficial no Twitter, só deseja alertar para os perigos do isolamento.

«As redes sociais são alguma coisa mas, quando abrimos os nossos computadores são as nossas portas que fechamos», avisa. Retrocedendo algumas gerações, relembra, por exemplo, o entusiasmo das crianças que se divertiam na rua, juntamente com os amigos, longe de aparelhos eletrónicos.

Um outro aspeto curioso levantado pelo vídeo, publicado através da sua conta no YouTube, é a crescente incapacidade dos utilizadores destes meios em manterem uma conversa, sem que seja atrás de um monitor.

«Look Up» refere o perigo da ilusão, aconselhando os utilizadores a «olharem para cima» de forma a perceberem que existem pessoas à sua volta.

«Desliga-te e conhece o Mundo. Vive a vida real», conclui Gary.