Se é utilizador da aplicação Google Maps para o telemóvel muito provavelmente já sabe que esta é uma ferramenta muito útil para descobrir uma determinada localização e ainda o melhor caminho para seguir até lá. Mas sabia que, além disso, o Google Maps também o consegue localizar a si?

Um jornalista do "The Guardian" fez o teste, ao procurar pelo seu nome na aplicação. O resultado foi um bar onde  Alex Hern esteve uma vez, a propósito de um jogo.

A experiência foi repetida por outros jornalistas. Os resultados foram diversos, mas todos surpreendentes. Em alguns casos, o Google Maps conseguiu mesmo identificar o local onde os utilizadores se encontravam e noutros conseguiu identificar um local onde estiveram pelo menos uma vez. Aparentemente, o Google Maps liga os seus utilizadores a localizações geográficas muito específicas.

 
Se não acredita, faça o teste. Na caixa de pesquisa, onde costuma inserir o nome de um determinado local ou estabelecimento, insira o seu nome e deixe a aplicação procurar por si. Surpreendido? 

Sabe-se que a Google recolhe uma grande quantidade de dados sobre os seus utilizadores quando estes usam plataformas como o motor de busca e do serviço de correio eletrónico. Mas ainda assim, não deixa de ser surpreendente como a empresa consegue associar os seus utilizadores a localizações específicas.