O mundo já está em contagem decrescente para o início de 2016 e é nesta altura que começam a surgir os vídeos e as mensagens que dão conta dos momentos mais relevantes deste ano. O Twitter não é exceção e divulgou a lista dos eventos mais importantes de 2015, com base na atividade dos utilizadores na rede social.

O ano de 2015 foi marcado por momentos que certamente vão ficar para a História. Dos vários massacres, ao fortalecimento do Estado Islâmico, da situação económica na Grécia à crise de refugiados, este foi um ano onde o mundo esteve repleto de acontecimentos épicos e dramáticos. Mas quais serão os que impactaram mais os utilizadores do Twitter?

A rede social divulgou uma lista onde dá a conhecer os eventos mais importantes de 2015 para os seus utilizadores, com base na quantidade de retweets sobre qualquer tópico. E o resultado foi impressionante.

O acontecimento que motivou maior número de republicações não teve nada a ver com temas económicos, políticos ou sociais, mas com música. No topo da lista de tweets mais partilhados este ano está a despedida de Harry Styles, dos One Direction, ao companheiro Zayn Malik, que abandonou a banda, em março.
 

Em segundo lugar surge a publicação do presidente norte-americano, Barack Obama, que mostrou o seu agrado quando o Supremo Tribunal legalizou o casamento homossexual nos EUA.

“Hoje é um grande passo na nossa marcha para a igualdade. Os casais gays e lésbicos têm agora o direito de casar, como qualquer outra pessoa. #LoveWins (“o amor vence”, em português).

 

A encerrar o top três está a última mensagem do ator Leonard Nimoy, de “Star Trek”. Numa publicação, horas antes de falecer, o ator escreveu:
 

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser produzidos, mas não preservados, exceto na memória”.

 
Para além das republicações, foi também divulgado o top de hashtags utilizadas este ano. A favorita de 2015 foi #BlackLivesMatter, que tem vindo a crescer desde 2014 e que foi usada com protesto para alertar sobre a violência usada pela polícia, nos EUA, contra os afroamericanos.

Em segundo lugar está #JeSuisParis e #PrayForParis, que surgiram depois do famoso hashtag #JeSuisCharlie, em memória das vítimas dos atentados terroristas, em França.

#PlutoFlyBy está também entre as mais usadas, para comentar a expedição da sonda espacial New Horizons, enquanto sobrevoava a superfície de Plutão. Para além destas, há também destaque para #TheDress, o vestido azul e branco que pôs o mundo em alvoroço nas redes sociais, para averiguar a sua verdadeira cor.

De acordo com a Mashable, a rede social destacou ainda as personalidades que se estrearam no Twitter este ano e que receberam maior atenção por parte do público.

Quem encabeça o ranking é Edward Snowden, que questionou os utilizadores, em setembro de 2015, se já o podiam ouvir agora. O responsável por um dos maiores leaks de informação confidencial de todos os tempos resolveu estrear-se no Twitter este ano, mas desconfia-se, pelas muitas entrevistas que deu no passado, que já tivesse uma conta secreta na rede social.
 
Na segunda posição está Jeff Bezos, o CEO da Amazon. Estreou-se apenas em novembro, mas de forma polémica. Mostrou as ambições espaciais da empresa, que promete rivalizar com a SpaceX.
 
Para fechar o pódio surge uma das personalidades mais faladas de 2015: Caitlyn Jenner, que usou a rede social para dar a conhecer aos utilizadores a sua nova imagem, ao partilhar a capa que protagonizou na revista Vanity Fair.