A opção Legacy Contact, ou Contacto Legado em português, já está disponível em Portugal e no resto da Europa. A ferramenta, lançada pelo Facebook nos EUA em fevereiro, permite decidir o que fazer a um perfil da rede social quando o utilizador morre, incluindo apagá-lo ou definir um “tutor” para gerir a conta.

Para tal, o utilizador tem de designar qual será o seu Contacto Legado, ou seja, a pessoa que ficará encarregue de gerir a conta após a morte. Através da opção disponível, o utilizador maior de 18 anos pode escolher entre amigos ou familiares, que tenham conta no Facebook, quem passará a gerir o perfil.

Para definir um “tutor” basta adicionar a pessoa em causa na opção correspondente. Aceder às “ Definições” no Facebook e selecionar a seção “ Segurança”, de seguida surge a opção “ Contacto Legado”, aqui é possível escolher a opção “ Eliminação de Conta” ou nomear outra conta de Facebook para gerir a página.

A pessoa escolhida pode marcar uma publicação na cronologia, responder a pedidos de amizade novos e atualizar a foto de perfil. No entanto, não é possível publicar em nome do utilizador ou ter acesso às mensagens privadas.

Até há cinco meses, o Facebook eliminava a conta de um utilizador quando informado da morte ou deixava-a intacta, quando não era alertado do falecimento da pessoa.

“Até agora, quando alguém morria, oferecíamos uma opção básica de transformação da conta num memorial, que era visível, mas não podia ser gerido por ninguém. Depois de falarmos com diversas pessoas que sofreram com a perda de alguém, percebemos que podemos fazer mais para ajudar quem está de luto e quem quer ter uma palavra a dizer sobre o que acontece à sua conta após a morte”, comunicou a equipa do Facebook, quando introduziu a nova opção nos EUA, no início do ano.