Na Gamescom, a maior feira europeia de videojogos, em Colónia (Alemanha), o momento em que são anunciados os jogos vencedores é sempre aguardado com muito expectativa.

Fique agora a conhecer a lista dos premiados, por categoria.

«Melhor social/casual game» e «Melhor jogo para toda a família»:

LittleBigPlanet 3
PS3, PS4

É adorável e tem personagens novas. Sai em novembro para a PS4 e é retrocompatível com os níveis criados nas versões anteriores.

Trata-se de criar mundos, e depois actividades, e jogos, e níveis dentro desses jogos que decorrem dentro desses mundos. É um jogo de criação, que depois volta a ser um jogo, jogos dentro de um jogo, e podemos andar todos a jogar as criações uns dos outros.

«Melhor simulador»:


Theatrhythm Final Fantasy Curtain Call
3DS, iOS

É uma espécie de karaoke para os dedos. Batalhas musicais. É suposto clicarmos freneticamente ao som de um dos franchises mais populares de sempre, que é o Final Fantasy. Pode parecer uma maluquice - pelo tipo de jogo, pelo tipo de música, por causa de todo o conceito -, mas é um sucesso em todo o Mundo e a Gamescom não foi excepção.

«Melhor jogo de desporto»:

Pro Evolution Soccer (PES) 2015
PC, PS3, PS4, XBox 360, XBox One

A Konami garante que a edição deste ano é a versão mais realista de sempre. Pro Evolution Soccer perdeu a liderança nos últimos anos para o arquirrival FIFA e tem de voltar a mostrar o que vale. Os remates e as defesas foram completamente redesenhados.

«Best Role Playing Game»:

Risen 3: Titan Lords
PC, PS3, XBox 360

À venda desde Agosto, Risen 3: Titan Lords é uma história de piratas, com lutas em bares, bocas sujas, muito rum, sacerdotisas voodoo e fantasmas à mistura. Andamos de ilha em ilha em busca da nossa alma, depois de termos morrido e não termos ressuscitado da melhor maneira. É uma guerra de muitos partidos, e vamos ter de escolher um.

«Melhor jogo para a Playstation»:

The Evil Within
PC, PS3, PS4, XBox 360, XBox One

Sai em outubro. The Evil Within é um survival horror, do mesmo criador de Resident Evil. Shinji Mikami dizia que queria voltar às raízes do survival horror, ao medo original. The Evil Within é coisa para garantir 15 a 20 horas de emoções fortes.

«Melhor jogo para a Wii U»:

Splatoon
Wii U

Só sai para o ano, em março ou abril. É um tiro-neles, para até oito jogadores, quatro contra quatro, sem traumas de qualquer espécie como se esperava da Nintendo. Os tiros são só de tinta, uma vez que somos uma espécie de lulas a viajar através dessas estradas de tinta. Ganha quem pintar mais com a cor da sua equipa.

«Jogo mais desejado pelo público» e «Melhor jogo portátil»:

Super Smash Bros

Wii U, 3DS

Já está na 3DS e vai chegar no fim de 2014 à Wii U. Podem jogar até quatro jogadores em modo local ou online. São combates, entre os veteranos da Nintendo: o Mario, o Sonic ou o Pikachu, ao lado de estreantes como o Pac-Man e o Mega Man.

Apresenta gráficos irresistíveis em alta definição, ao jeito das arcadas de antigamente. A demo da 3DS foi entretanto disponibilizada na loja da Nintendo.

Mas o vencedor incontestado da Gamescom foi sem dúvida Evolve, que ganhou em cinco categorias: «Melhor jogo para Xbox», «Melhor jogo para PC», «Melhor jogo de acção», «Melhor jogo multiplayer online» e o desejadíssimo «melhor jogo da Gamescom».

Evolve
PC, PS4, XBox One

Evolve é um tiro-neles multiplayer, dos mesmos criadores de Left 4 Dead. Há 4 caçadores a trabalhar em modo cooperativo ou competitivo contra um monstro, que também pode ser controlado por um de nós. A crítica diz que pode ser um marco nas consolas de nova geração.

Sai no fim de outubro, e só tem contra si o recente sucesso de Destiny.