Cabe na palma da mão, mexe a cabeça, os braços e é capaz de ter uma conversa casual. Custará cerca de 350 euros e pode passar a ser a sua companhia no trânsito.

Fabricado pela Toyota, no Japão, o robô Kirobo Mini serve para fazer companhia aos condutores, durante a viagem, o que pode evitar que os mesmos adormeçam e venham a causar ou sofrer algum acidente.

Tem dez centímetros de altura (sentado) e o objetivo é que caiba no porta-copos do carro, ou que possa descolocar-se com o mesmo.

Deve ser conectado a um smartphone através do Bluetooth e tem uma câmara interna, para que reconheça as suas expressões faciais, adequando o tom de voz às suas emoções.

Objetivo

Para os fabricantes as questões de socialização são importantes e, por isso, a invenção poderá vir a colmatar esta situação.

Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar", disse Moritaka Yoshida, funcionário administrativo da Toyota, à agência France Press.

Segundo a Toyota, o robô também poderá ajudar a desenvolver determinadas tecnologias de veículos.

Este Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, o robô que tornou-se no primeiro androide astronauta do mundo, em 2013.

O fenómeno de isolamento social é muito frequente no país, sendo que os jovens e adultos japoneses preferem ficar em casa, ter uma vida virtual, do que interagir socialmente.