A Samsung aceitou pagar mais de 548 milhões de dólares (cerca de 512 milhões euros) à Apple por violação de patentes e designs relacionados com o iPhone, colocando fim a uma disputa que se arrasta desde 2012.

Segundo a agência Reuters, a empresa sul-coreana vai efetuar o pagamento até 14 de dezembro, se a Apple enviar as informações necessárias para a transferência.

A Samsung tinha sido originalmente condenada a pagar 930 milhões de dólares (870 milhões de euros) em 2012, por violação de patentes e por copiar o aspeto do iPhone, mas uma nova decisão em maio resultante de um recurso reduziu a multa para os 548 milhões.

Um novo recurso ainda está pendente no Supremo Tribunal de Justiça - deve avançar no primeiro ou segundo trimestre do próximo ano - e a Samsung espera ser reembolsada, caso o tribunal decida que o design do ecrã e o aspeto do sistema operativo do telemóvel da Apple não foram copiados. Se a Samsung vencer, cerca de 399 milhões (373 milhões de euros) da multa total devem cair.

A empresa sul-coreana espera ainda ser reembolsada caso uma outra decisão, da Entidade das Patentes e Marcas Registadas dos EUA,  relacionada com os gestos dos ecrãs táteis reverta a seu favor.