O que todos os apaixonados por «smartphones» esperavam aconteceu, esta segunda-feira, num evento paralelo ao Mobile World Congress, a maior feira de tecnologia no que diz respeito a comunicações móveis, que decorre até quinta-feira em Barcelona, Espanha. A Samsung anunciou oficialmente o Galaxy S5, que promete agitar o mercado e deixar os concorrentes da LG e da Sony para trás na disputa pela liderança do segmento. Isto depois de em 2013 a crítica especializada ter apontado o LG G2 como o grande destaque dos telemóveis.

Com «hardware» melhorado e recursos inéditos, o aparelho deverá chamar a atenção de todos os consumidores. O «design» também sofreu algumas alterações, mas o grande trunfo está na tecnologia de identificação por impressão digital, para desbloquear o telefone e fazer pagamentos, e também na alta quantidade de pixels que fazem parte do ecrã do «smartphone».

De acordo com a BBC News, o Samsung Galaxy 5 tem um ecrã de 5,1 polegadas Full HD Super AMOLED, uma tecnologia que a Samsung já tem tradicionalmente na família Galaxy. Dispõe, tal como o último iPhone, da tecnologia de identificação por impressão digital. O ecrã é ligeiramente mais pequeno do que os rumores davam conta. O mercado referia um ecrã de 5,24 polegadas.

O Galaxy 5S tem uma das características mais esperadas: é resistente à água e ao pó (mas não à prova de água).

«Estes produtos são simples mas também uma grande inspiração», afirmou na apresentação, num auditório com cerca de quatro mil pessoas, JK Shin, presidente e responsável da divisão de Tecnologia e Comunicações Móveis da Samsung. «Prometo que vamos continuar a focar-nos no que mais interessa aos clientes. Não vamos parar com a inovação», garantiu.

A tecnológica sul-coreana alterou o «design» do equipamento, tornando os cantos arredondados e disponibilizando o modelo em várias cores: preto carvão, dourado, azul elétrico e branco brilhante. E tem capas personalizadas por vários artistas e marcas, nomeadamente a Moshino.

A data de lançamento anunciada para 150 países é 11 de Abril. O preço ainda não é conhecido.