Já está disponível a mais recente versão do sistema operativo iOS da Apple. O iOS 7.1 inclui uma grande quantidade de melhorias gráficas e soluções para os «bugs» que afligiram o iOS 7 desde o lançamento em 2013. A principal mudança talvez seja o novo sistema Carplay que permite a utilização de aplicações do iPhone diretamente nos computadores de bordo dos automóveis que suportem o sistema. Foram também feitas otimizações para que iOS funcione melhor em hardware mais antigo como o iPhone 4.

O iOS 7.1 deixa o iPhone 4 tão rápido quanto o iOS 6.1.3, por exemplo, trazendo o dispositivo «de volta à vida». Depois de inúmeras reclamações de utilizadores a pedirem para que o iOS 7 utilizasse menos o hardware do iPhone 4, a Apple decidiu ajudar os utilizadores do dispositivo, que já tem quatro anos.

No campo gráfico, o iOS 7.1 inclui alterações na interface de telefone e na forma como os dispositivos são desligados. Foi feita também uma alteração à forma como o sistema de atendimento funciona: dispõe agora de dois botões separados para aceitar ou rejeitar a chamada, que estão abaixo de ícones circulares para rejeitar com um SMS ou lembrar mais tarde que a pessoa ligou.

À aplicação de leitura de áudio foram acrescentas opções para desligar o movimento do wallpaper. As teclas de Shift e Delete foram alteradas para que ficassem mais visíveis.

No que respeita à resolução de problemas, o iOS7.1 resolve a questão dos reinícios aleatórios que afligiam os iPhone 5S, iPad Mini com ecrã Retina e os iPad Air. Quanto ao iPhone 5S, a Apple melhorou o funcionamento do leitor de impressões digitais tornando-o mais rápido e preciso. Por falar em botões, no iOS 7.1 o tempo que o sistema de controlo por voz Siri o «ouve» pode ser controlado mantendo o dedo no botão do iPhone.

Mas o grande lançamento desta versão intermédia do sistema operativo móvel da Apple é Carplay que permite a utilização de apps do smartphone no ecrã dos computadores de bordo de certos modelos de automóveis, bem como usar o sistema de comandos por voz Siri para controlar o sistema. Para já só a Mercedes-Benz, Ferrari e a Volvo suportam o sistema em certos modelos. O suporte para o novo Carplay chegará mais tarde aos automóveis da Ford e da BMW.

Como é habitual, a atualização pode ser feita tocando no ícone Definições do smartphone, depois em Geral e por fim em Atualização de Software.