À semelhança dos últimos anos, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, propôs-se um novo desafio em 2014, ano em que a rede social festeja o 10ª aniversário.

Desta vez, segundo confessou à revista americana «Business Week», o objetivo é enviar diariamente uma mensagem de agradecimento a alguém por correio tradicional ou eletrónico.

«É muito importante para mim, porque sou uma pessoa muito crítica», disse Zuckerberg.

Em 2013, a missão que se impôs foi conhecer uma pessoa nova a cada dia do ano, em 2012 não comer animais que não tivesse abatido pelas suas próprias mãos e em 2011 aprender mandarim.

Em declarações no «campus» do Facebook na Califórnia, Zuckerberg explicou: «Tento sempre melhorar tudo, normalmente sinto-me insatisfeito com o estado das coisas, com o nível dos serviços que fornecemos ou com a qualidade das equipas que formamos. Mas, se analisar de forma objetiva, nós alcancámos muito em muitos domínios. Penso que é importante estar grato por isso».

Uma «resolução de ano novo» anunciada a poucos dias de uma data importante para Mark Zuckerberg.

A 4 de fevereiro, o Facebook festeja o 10ª aniversário, com uma excelente saúde financeira que contribuiu para o aumento da fortuna do seu jovem criador. Em 2013, segundo a revista Forbes, aumentou 9,6 por cento e atingiu praticamente os 14 mil milhões de euros.

Mas em 2014, o fundador da mais famosa rede social do mundo, nascida numa residência estudantil da universidade de Harvard, celebra outros aniversários. Faz 30 anos em Maio e comemora uma década ao lado de Priscilla Chan, a jovem que conheceu também Harvard e que hoje é sua mulher.