Uma companhia tecnológica israelita lança esta terça-feira uma nova aplicação para os telemóveis que permitirá às pessoas orientarem-se em centros comerciais, estacionamentos, hospitais e aeroportos, graças a um navegador GPS para locais fechados.

A nova aplicação chama-se «Inside» e foi desenvolvida pela empresa tecnológica Shopcloud.

Os usuários mais distraídos, com pouca memória fotográfica ou simplesmente com pouca orientação poderão contar agora com um equipamento de navegação que pode ser utilizado em vários centros comerciais de Israel, estádios desportivos e alguns hospitais.

«Acontece-nos a todos. Caminhámos num centro comercial durante horas e, depois, não temos ideia de onde estacionámos», declarou Gil Devora, fundadora e presidente da Shopcloud ao diário Haaretz.

Desde 2012, a empresa trabalhou para mapear diferentes edifícios e instituições, criando uma base de dados de imagens extensa que não carece de nenhum equipamento instalado nos edifícios.

A aplicação recolhe as imagens em tempo real através da câmara e localiza o espaço em que se encontra a pessoa, graças a outros sensores do telemóvel, permitindo ao utilizador dirigir-se com exatidão ao seu destino.