A sonda espacial Cassini, da Nasa, fez um registo inusitado do planeta Saturno com os anéis e as luas e em que também é possível «ver» a Terra, a Lua, Marte e Vénus. Ao todo, identificam-se sete satélites do planeta (Mimas, Pandora, Encélado, Tétis, Prometeu, Epimeteu e Jano), num mosaico inédito que abrange mais de 650 mil quilómetros de diâmetro e que foi agora revelado.

De acordo com o site da Agência Espacial norte-americana, as fotografias foram tiradas no dia 19 de julho, por câmaras a bordo da Cassini. Na imagem é possível ver detalhes de todo o sistema de Saturno, os anéis e as luas iluminados ao fundo pelo Sol. Além disso, estão presentes 809 estrelas em segundo plano.

De acordo com os astrónomos, esta é a terceira vez que a Terra foi captada a partir do Sistema Solar exterior, onde ficam os gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, e a segunda vez captada a partir dessa região pela Cassini.

No total, a sonda registou 323 imagens em pouco mais de quatro horas. O mosaico final é composto por 141 fotos em grande angular. Também foram utilizados filtros em diferentes comprimentos de onda (vermelhos, verdes e azuis) e combinados para criar o visual em cor natural.