O Facebook começou a testar uma ferramenta que ajuda o utilizador a guardar publicações para serem vistas mais tarde. A novidade foi descoberta pelo blog MyTechSkool e confirmada ao AllThingsD pela rede social.

Quem já viu o recurso verifica que, nas publicações no Facebook, aparece um ícone que lembra um marcador de página de livro. Ao clicar nele, o post fica guardado numa área separada da rede social, em que num momento posterior se pode conferir tudo o que foi salvo.

Apesar de confirmar os testes, o Facebook não dá qualquer informação sobre quando, e se, a novidade entrará em funcionamento de forma plena. «Estamos constantemente a testar novas funcionalidades, mas não temos nada mais a dizer neste momento», afirmou ao AllThingsD um porta-voz da rede social.

O Facebook tem deixado claro que quer desempenhar um papel mais determinante na forma como as pessoas usam a rede social para descobrir e ler artigos publicados por terceiros. Numa redefinição do feed de notícias ao longo do último ano, o Facebook tem conferido mais visibilidade e destaque aos artigos partilhados na rede social. Isto embora a reformulação, por qualquer motivo, ainda não tenha sido generalizada a todos os utilizadores.

«Queremos dar, a todos no mundo, o melhor jornal especializado do mundo», disse o fundador e diretor executivo Mark Zuckerberg, num evento em março.