A NASA pediu ajuda aos internautas para escolherem o futuro fato dos colonos em Marte. A agência espacial norte-americana propõe três modelos do fato Z-2, criado especificamente para os futuros exploradores do planeta vermelho.

De acordo com o jornal espanhol «El Mundo», os especialistas explicam que o novo traje incorpora vários marcos na história da NASA: é o primeiro fato testado em vácuo total, o primeiro a ser desenvolvido com a impressão de «hardware» 3D e scanners a laser 3D e, além disso, usa as estruturas mais avançadas, num fato, de resistência ao impacto.

«Adotámos um olhar diferente para fazer este traje», afirmam os engenheiros do projeto, em que também participa a Universidade de Filadélfia.

Os especialistas referem que se debruçaram sobre detalhes tão importantes como uma camada que serve para proteger da abrasividade durante a missão, algo que «não se tinha utilizado antes» porque não era necessário em missões anteriores.

Quanto às diferenças entre as três opções de fato, os engenheiros explicam que a opção A, que denominam de «biomimetismo» reflete as qualidades de criaturas aquáticas bioluminescentes que se encontram em grandes profundidades, com a pele escamosa. Os peritos dizem que este projeto reflete «as qualidades que protegem algumas das criaturas mais difíceis da Terra».

A opção B ou «Tecnologia», é uma homenagem aos fatos com que se obtiveram grandes conquistas no passado, mas incorpora elementos subtis do futuro. Usando fio Luminex e manchas de emissores de luz, este projeto «redefine as normas» de identificação dos membros da tripulação.

Finalmente, o modelo C ou «Tendências da Sociedade», é um reflexo do que poderá vira a ser a roupa do futuro. O fato tem fio eletroluminescente e um esquema brilhante de cor para imitar a aparência de sportswear e o mundo emergente das tecnologias móveis.

Os internautas têm até 15 de abril para votar no fato favorito.