Dois alunos portugueses conquistaram o primeiro lugar, nas respetivas categorias, no campeonato do mundo de cálculo mental «superTmatik», uma competição anual online, e na qual Portugal conseguiu um segundo lugar na classificação geral.

A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik envolveu cerca de 256 mil alunos de 61 nacionalidades diferentes, e tem por base, em cada categoria, a resolução de 15 expressões numéricas no menor tempo possível.

«O aluno do 3º ano Sebastião Mateus do Centro Social Padres Redentoristas (Castelo Branco) demorou 43,17 segundos a concluir a prova de 15 expressões numéricas (nível 2 superTmatik) enquanto João Bento do 6º ano da Escola Dr. Manuel Fernandes (Abrantes), jogando no nível 4 superTmatik, resolveu 15 expressões em 42,5 segundos», refere um comunicado da organização.

A «prestação fantástica dos dois campeões mundiais foi determinante para colocar Portugal no 2º lugar do ranking mundial», acrescenta.

Na classificação geral apenas Espanha conseguiu uma melhor prestação do que Portugal. A Índia encerra o pódio, ao ter conquistado o terceiro lugar.

Coreia do Sul, Filipinas, Reino Unido, Malta Turquia, Malásia e Hungria completam, por esta ordem, o ranking dos dez melhores classificados.

O campeonato é organizado pela Eudactica, uma editora de materiais didáticos dedicados a estimular a agilidade mental e o desenvolvimento cognitivo, de acordo com a própria empresa, como conta a Lusa.