Com o aproximar da data de lançamento de mais um iPhone, a 9 de setembro, a internet enche-se de especulações sobre o visual e as funcionalidades do novo modelo.

É difícil dizer quais serão verdadeiras, porque as imagens e as características do novo iPhone estão guardadas a «sete chaves», na empresa fundada por Steve Jobs, até ao evento do lançamento.

Para já adivinham-se algumas novidades, nomeadamente nas dimensões e características do smartphone. Serão lançados dois modelos, um com ecrã de 4.7 polegadas e um maior de 5.5 polegadas.

O novo iPhone já trará o mais recente sistema operativo da Apple, o IOS 8, que promete melhor acesso ao «iCloud», melhores fotografias, uso de mensagens de voz e vídeo no «Whatsapp», escrita inteligente otimizada, mais notificações de ajuda e melhor conetividade entre aparelhos Apple.

Outro dos aspetos que está a suscitar grande curiosidade é a resistência do ecrã do novo equipamento. Muitos sites de notícias falam na utilização de cristais «Sapphire» que são quase inquebráveis, para substituir os atuais ecrãs «Gorilla».



A Apple não confirma nem desmente.

O corpo do iPhone deve manter-se em alumínio, dada a resistência deste metal. Também existem alguns «boatos» sobre a durabilidade das baterias, mas se é verdade que Apple pode procurar melhorar a autonomia dos seus equipamentos é igualmente verdade que o avanço rápido da tecnologia e das aplicações disponíveis acabam por comprometer esse melhoramento.

A câmara fotográfica deverá chegar aos 13 megapixels, a par do que já acontece noutros smartphones de marcas concorrentes.

O novo iPhone deverá ser colocado à venda a partir de dia 19 de setembro.