Uma equipa de cientistas australianos criou um novo fato para os surfistas, que permite que fiquem invisíveis ao olhar dos tubarões. Uma medida que poderá permitir reduzir o número de ataques ocorridos nas praias do país.

Quanto aos modelos existentes, são baseados numa descoberta revolucionária e para já estão a ser comercializados dois tipos de fato, o «Ellude», que possibilita camuflar os surfistas na água. No outro extremo existe o «Diverter», que pretende simular os sinais naturais que afastam os tubarões, segundo avança a Australian Associated Press.

Os equipamentos foram desenvolvidos pelos especialistas da Universidade da Austrália Ocidental, com a ajuda do Sistema de Prevenção de Ataques de Tubarões (SAMS). Vão ser vendidos por cerca de 380 euros.

«Muitos animais são afastados por outros que emitem sinais», afirmou Shaun Collin, um dos investigadores do revolucionário fato, que explicou que os tubarões não vão ver os surfistas como comestíveis.

Para não haver dúvidas, os fatos foram testados na água juntamente com os perigosos tubarões tigre no litoral noroeste da Austrália, mas em breve vão ser testados com tubarões brancos na Austrália e na África do Sul.