Internet machine (trailer) from Timo on Vimeo.



A Internet é muito, muito barulhenta. Uma nova instalação do designer Timo Arnall coloca o espectador no interior do centro de processamento de dados da Telefónica em Alcalá, Espanha. O projeto, intitulado «Internet Machine» («Máquina de Internet»), é um filme de seis minutos em 3D que permite às pessoas ver e, mais importante, ouvir os sons de dados da Internet que estão a ser armazenados.

De acordo com o «The Huffington Post», a instalação introduz o espectador na arquitetura e aspetos espaciais, materiais dos centros de dados. E se o áudio da instalação pode parecer relaxante, os centros de dados não o são nada.

«Pense no som do ventilador do seu computador. Multiplique isso por 20 vezes ou mais. E pense em como soariam milhares daqueles sons ouvidos em uníssono. Neste filme eu queria olhar para lá do mito infantil de "nuvem", para ver como é que as infraestruturas da Internet realmente são», escreve Timo Arnall num blog.

«Foi importante para ser capaz de ver e ouvir a energia que alimenta essas máquinas, e os sistemas associados que garantem a refrigeração e a manutenção», acrescenta.

A instalação de Timo Arnall faz parte da exposição tecnológica intitulada «Big Bang de Dados», que abriu a 9 de maio e se prolonga até 26 de Outubro, no Centro de Cultura Contemporânea, em Barcelona.