Assustou-se quando entrou no Instagram? Não foi o único. Na quarta-feira, a aplicação remodelou o logotipo e todo o layout, com o objetivo de se tornar "mais simples".

Estávamos habituados a um logotipo com uma polaroid em tons terra, sobretudo castanhos e beges, mas pode esquecer esta imagem: o Instagram agora apresenta-se com uma câmara delineada a branco, sobreposta num degradé de tons quentes. 

Ao abrir o Instagram, as mudanças também são claras: o fundo está completamente clean, ou seja, todos os botões agora têm fundo branco e já não existem os habituais azuis escuros. 

A localização, que antes aparecia também a azul, agora apresenta-se num tamanho de fonte inferior e de cor preta. Na verdade, as únicas coisas que sobressaem são as fotografias e os vídeos publicados, tudo o resto está a preto e branco.

Os filtros continuam os mesmos, mas quando experimentar editar uma fotografia vai aperceber-se que a tela de edição também está muito diferente.

Além do Instagram, também os ícones da Layout, Boomerang e Hyperlapse (todas aplicações da empresa e associadas à rede social de partilha de imagem e vídeos) mudaram. A imagem ficou mais próxima entre todas e as tonalidades agora são iguais.

A apresentação é bem diferente da que estávamos habituados, o que não agradou à maioria dos utilizadores da rede social, que dizem que o Instagram "perdeu o fator que o diferenciava das outras aplicações". 

 

Outros, brincaram com a situação e afirmam que este logotipo poderia ter sido criado com um software da Microsoft, em 1990:

 

Em média, todos os dias são publicadas no Instagram cerca de 80 milhões de fotos e vídeos, pelos mais de 400 milhões de utilizadores registados na rede social. 

Esta é a terceira mudança que o Instagram faz ao logotipo.