O Facebook é a rede social mais popular do mundo, contando com mais de 1000 milhões de utilizadores. A nível global, o tempo médio passado, por mês, no Facebook, é de 6,3 horas. Diariamente, são efetuados cerca de 3,2 mil milhões de “gostos” e comentários via Facebook. Como tal, esta é uma rede social que sabe muito sobre si – mas toda esta informação que partilha com os seus amigos e com os amigos dos seus amigos, e mesmo aquela que se mantém armazenada na base de dados, pode ser utilizada contra si e de forma maliciosa.

Por este motivo, é importante garantir uma posição defensiva relativamente aos dados que partilha no Facebook e aos “segredos” que conta a esta rede social. Ainda que não tenha de apagar a sua conta de utilizador, há alguns dados que deve rever:

 

Os seus interesses

Esta é, provavelmente, uma das secções mais relevantes para o Facebook, uma vez que reúne tudo o que julga ser do seu interesse, incluindo publicidade, para lhe enviar. Este processo pode ser feito de duas formas: encorajando o utilizador a “gostar” de páginas para que estas apareçam no seu mural e depois calculando outras coisas das quais possa gostar, baseando-se na sua atividade e nos seus “gostos”. Mas essa informação pode tornar-se privada ou pode escolher quem pode ter acesso a ela.

O seu aniversário

Apesar de ser já uma quase tradição dar os parabéns a alguém através do Facebook, esta informação pode ser perigosa. Na verdade, a data de nascimento pode dar acesso com maior facilidade aos seus dados bancários ou a outras contas pessoais. Assim, o mais seguro é manter esta informação em privado.

A sua morada

Mesmo que esteja a planear algum evento e tenha que dar a sua morada a alguém, faça-o através de uma mensagem privada. Não publique este tipo de informação no seu perfil, no seu mural ou mesmo num qualquer evento.

O sítio onde trabalha ou onde estuda

Esta pode ser uma boa forma de manter contato com os colegas ou até de conseguir um novo emprego mas pode também ser uma forma perigosa de alguém indesejado conseguir o seu contato. Se quiser manter essa informação mas preferir que não seja pública, pode mudar ligeiramente o nome e assim mantém-se óbvio para quem vê o seu perfil, mas mais difícil de encontrar caso não saibam o seu nome.

Outras informações como o seu número de telefone, os detalhes do seu cartão de crédito e fotografias dos seus filhos devem ser também mantidos longe do Facebook. Para sua segurança!