Os portugueses que emigraram para países europeus têm desde sexta-feira uma nova rede de informação, composta por sete sites de informação, revelou o grupo Bom Dia em comunicado.
 
Os sites de notícias, que podem ser encontrados nos endereços Bomdia.eu e Bomdia.net, disponibiliza informação para as comunidades portuguesas no Luxemburgo, Bélgica, França, Alemanha, Suíça e Reino Unido.

«Sendo uma referência na informação em português no Luxemburgo, através do site Bomdia.lu, os portugueses na Europa são agora o nosso público-alvo», diz Ricardo Silva, presidente da associação que deu origem ao projeto BOM DIA.

 
O responsável explica também que o projeto original teve tanto impacto no Luxemburgo, «sobretudo na segunda e terceira gerações, através das redes sociais, que o passo lógico foi a expansão para os países europeus com maior presença portuguesa». Ricardo Silva salienta que a nova emigração portuguesa deu um impulso essencial à ideia, na medida em que forneceu mais colaboradores para uma iniciativa puramente associativa.

«O BOM DIA é um projeto de jornalismo associativo em que os jornalistas, repórteres e outros criadores de conteúdo são na sua maioria voluntários», completa o presidente da associação.


Criados com base nas mais recentes tecnologias internet, os sites oferecem conteúdo geograficamente localizado, selecionando notícias pertinentes segundo o país em que se encontra o leitor.
 
Todo o projeto foi realizado por web designers, informáticos, grafistas, gestores de projeto e jornalistas portugueses.