Há um programa de computador que, basicamente, é o universo virtual mais realista alguma vez criado. Dentro do sistema estão mais de 13 mil milhões de anos de evolução. Os investigadores esperam que o programa os ajude agora a perceber melhor as forças que moldam o nosso Universo.
 
Foram cinco anos para criar este programa, envolvendo investigadores de todo o mundo. E depois do programa criado, foram precisos oito mil computadores, a trabalhar non stop durante três meses, para produzir isto: a mais realista simulação computorizada do Universo alguma vez criada.
 
O programa de computador chama-se “Illustris” e é uma simulação virtual que começa 12 milhões de anos antes do Big Bang… e que depois tem lá dentro toda a evolução cósmica do universo conhecido durante quase 14 (13,8) mil milhões de anos!, com um detalhe sem precedentes.
 
Os números são todos assim estarrecedores: na realidade é um cubo com uma aresta que mede 350 mil milhões de anos-luz! E lá dentro conseguimos ver como a energia de milhares e gigantescos buracos negros se conjugou com a criação de estrelas e com os gases e as radiações, para formar o Universo tal como o conhecemos hoje. Em grande e em pequena escala.
 
E com isto, os cientistas esperam aprender um pouco mais sobre a importância da matéria negra e da energia negra na formação do Universo.


VEJA MAIS EM NXT - O PRÓXIMO PASSO