Não é segredo para ninguém que a maioria dos ciclistas que não usa um capacete o faz por duas grandes razões: fraca estética dos produtos e porque um capacete não é propriamente confortável.

Um produto que há primeira vista pode parecer saído da ficção científica, já é bem real e promete resolver o problema do uso do capacete, pena que ainda não seja para qualquer carteira.

Hövding o capacete invisível

Em 2005, quando uma lei na Suécia tornou obrigatório o uso de capacete para todos os ciclistas até aos 15 anos, Anna Haupt e Terese Alstin, na altura duas estudantes de design industrial, viram nesta alteração uma oportunidade para uma nova tecnologia.

As duas suecas começaram a desenvolver um capacete invisível que funciona como um airbag de um automóvel e só dispara quando existe um impacto significativo.

O Hövding é uma espécie de colarinho que contém um airbag no seu interior. Funciona a bateria e monitoriza os movimentos do ciclista para poder disparar quando existe um impacto contra a bicicleta ou o condutor.

O Hödving rapidamente cobre a cabeça do ciclista evitando danos aquando da queda.

O produto está disponível para venda direta em alguns países da Europa, mas pode ser comprado no website da marca e enviado para qualquer país da União Europeia e outros como a Suíça ou Noruega. O preço indicado no portal é de 399 euros.

Veja o vídeo de alguns dos testes realizados em bonecos.