A app Hole19 é uma aplicação totalmente portuguesa criada para os amantes de golfe e já conquistou mais de 250 mil golfistas no mundo inteiro. A aplicação venceu o 3º Prémio Nacional de Indústrias Criativas, em 2011.

Depois de ter estado aliada à Startup Lisboa e ao Seedcamp, a Hole19 tem hoje escritório próprio na Rua da Prata, no centro da cidade de Lisboa. Com mais de 250 mil utilizadores, a app é utilizada maioritariamente nos EUA, Reino Unido e Alemanha. Portugal representa menos de 2% dos utilizadores, apesar de ter 95% dos campos mapeados.

«Tivemos oportunidade de abrir escritório nos Estados Unidos ou em Inglaterra, mas decidimos ficar em Portugal, e crescer lado a lado com a forte industria de golfe presente no País», conta Anthony Douglas, fundador e CEO da Hole19.

A aplicação gratuita de golfe Hole19 oferece funcionalidades como a visualização aérea dos buracos para milhares de campos de golfe espalhados pelo mundo - a aplicação disponibiliza 28 mil campos de golfe mapeados (o que equivale a cinco milhões de coordenadas) - e das respectivas jogadas, acesso a feedback através de gráficos e estatísticas intuitivas e ao recente aprofundamento da funcionalidade Shot Tracking.

«A funcionalidade Shot-by-shot Tracking permite aos jogadores verem a distância de cada tacada jogada, introduzirem as estatísticas em modo avançado e, com as novas atualizações, permite visualizarem a volta completa no final de cada tacada. Acreditamos que o produto oferecido pela Hole19 traz valor acrescentado ao seu utilizador, destacando-se ainda mais quando comparado com outras aplicações com base em assinatura ou ofertas de hardware com valores acima dos 190€», explica.

Sobre o feedback dos utilizadores, Douglas afirma que o mesmo tem sido «excelente».

«Temos recebido excelente feedback de milhares de utilizadores e temos trabalhado com o objetivo de integrar as diversas atualizações que irão tornar a Hole19 mais divertida enquanto utilizada no campo, e mais útil fora dele», comenta o CEO.

Atualmente, a aplicação vive a nível internacional, sendo que mais de 75% da base de utilizadores está espalhada pelos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Canada e Brasil. A Hole19 foi destacada na App Store em mais de 120 países e em mais de 30 categorias, estando atualmente destacada nas categorias «Best Golf Apps» e «Best Sports Apps».