Uma lista com mais de cinco milhões de dados relativos a contas de email e palavras-chave da Google foram publicadas num fórum russo da Bitcoin. A Google não confirma que o seu sistema de segurança tenha sido invadido por piratas informáticos.

Peritos desconfiam que a publicação dos endereços de email e das palavras-chave pode ser consequência de ataques a usuários privados ou do uso das mesmas palavras-chave noutros sites.

Citados pela Sky News, alguns usuários da Reddit (site onde são publicados dados e onde recentemente foram divulgadas fotografias privadas de várias celebridades) também encontraram as suas palavras-passe divulgadas na lista.

«A password que uso geralmente noutros serviços também foi publicada nesta lista, mas não foi a password do meu Gmail», disse um destes usuários, identificado virtualmente como «InternetOfficer».

«Isto prova que o piratas informáticos invadiram os servidores onde as contas estão associadas e não o serviço de email da Google», acrescentou.

A Google disse que muitos dos usuários deste blog de partilha de dados já solicitaram a alteração das palavras-chave.

«Encontrámos menos de 2 por cento de nomes de usuários e palavras-chave a funcionar, as outras foram bloqueadas através do nosso sistema de segurança anti-pirataria», informou a empresa. «Procurámos proteger as contas afetadas e informámos os usuários para alterarem as palavras-chave», concluiu.