O site de armazenamento em nuvem Dropbox terá sido alvo de ataque por piratas informáticos. Fonte anónima garante ter sete milhões de emails e palavras-passe. Algumas já foram publicadas na internet.

Piratas informáticos divulgaram no site Pastebin dados de acesso à Dropbox de quase sete mil utilizadores. Já foram publicadas listas de endereços começados por B e C, com as respetivas palavras-passe.

Os responsáveis pela publicação pedem o pagamento em Bitcoin (moeda virtual) para que os dados (documentos, fotografias e vídeos) não sejam divulgados.

A Dropbox afirmou num comunicado publicado no site e anunciado no Twitter que o alarme é falso. Segundo a empresa gestora da nuvem, os dados de acesso revelados são antigos e, em alguns casos, foram retirados de outros sites.


«As suas coisas estão seguras», lê-se no comunicado. «Os nomes de utilizador e as palavras-passe referidas nos artigos [que dão conta do ataque pirata] foram roubados de outros servidos e não da Dropbox», continua a empresa. Segundo a mesma fonte, existem sistemas de segurança próprios para detetar qualquer movimento de início de sessão suspeito.

Mesmo que o ataque não seja real, têm sido frequentes os casos de divulgação na internet de fotografias e vídeos privados de celebridades e pessoas anónimas. A Dropbox volta a reforçar que é importante não repetir as palavras-passe nos diferentes sites que usa nem partilhar esses dados com terceiros.