Há uma nova aplicação para a troca de mensagens instantâneas que promete fazer inveja ao Whatsapp e ao Messenger. A nova ferramenta chama-se Allo e foi lançada pela Google esta quarta-feira para Android e iOS.

Não é por acaso que a Google está a apresentar a Allo como a primeira aplicação de mensagens inteligente. É que a principal novidade em relação a outras ferramentas semelhantes prende-se com a existência de um assistente virtual. Sim, é isso mesmo: a Allo consegue interpretar as mensagens recebidas e dar respostas automáticas.

Com este assistente virtual, os utilizadores poderão poupar tempo na escrita de mensagens. E ainda que as sugestões de mensagens possam, no início, parecer muito impessoais, a verdade é que o assistente vai aprendendo com a experiência. Por exemplo, se o utilizador recorre mais à expressão “ahahah” do que a “lol”, o assistente virtual vai passar a sugerir “ahahah” a uma mensagem com piada.

Mas há mais. A Allo permite usar o motor de busca da Google dentro da própria aplicação. Ou seja, sempre que o utilizador quiser fazer uma pesquisa, pode fazê-lo dentro da aplicação, sem ter de sair da Allo e de saltar entre janelas. Uma funcionalidade que promete ser muito útil quando duas ou mais pessoas querem combinar um encontro.  

No que toca à privacidade, há uma função, chamada “incognito chat”, que consegue impedir a interceção externa de mensagens. Com este modo ativo, apenas quem envia e quem recebe consegue ler a mensagem e quem tentar intercetar a conversa só irá ver um conjunto de caracteres sem qualquer ordem ou ligação.

De resto, a Allo apresenta funcionalidades que já conhecemos de outras aplicações: além do envio das mensagens escritas propriamente ditas, permite enviar emojis, stickers, fotografias e fotografias com desenhos ou frases, como no Snapchat