Google Chrome já é oficial e com versão em português

Pode descarregar a versão beta do novo navegador de internet

Por: Redação / FC    |   2 de Setembro de 2008 às 20:00
A Google lançou esta terça-feira o Google Chrome, o novo navegador da Internet que pretende melhorar a experiência na rede. Disponível na versão Beta em 43 idiomas, entre elas o Português de Portugal, o Chrome é «uma nova abordagem aos browsers baseada na simplicidade e na sofisticação que, habitualmente, os utilizadores esperam dos produtos Google», informa a empresa em comunicado.

«Encaramos o browser como uma janela para a internet - é uma ferramenta que permite aos utilizadores interagirem com os seus sites da internet e as suas aplicações - e é importante que tenhamos este conceito de experiência bem presente», refere Sundar Pichai, Vice Presidente da Google Inc, responsável pela gestão de produtos, vincando: «Tal como a clássica página inicial do Google, o Google Chrome tem um interface simples com funções sofisticadas e adaptadas à Internet moderna».

E a palavra mais procurada no Google é...

Google lança o Knol para rivalizar com a Wikipedia

Uma barra combinada de pesquisa e de endereços permite levar os utilizadores mais rapidamente ao local que pretendem com apenas algumas palavras-chave. Sempre que os utilizadores abrirem um novo separador no Google Chrome irão visualizar uma página que inclui informação sobre os seus sites mais visitados, as pesquisas mais recentes e ainda bookmarks, tornando assim mais fácil a navegação na internet.

Segundo a empresa, o Chrome é uma plataforma multi-processual disponibilizada com segurança e estabilidade reforçadas. Cada separador do browser funciona de forma autónoma. Sempre que um separador bloquear ou não responder, todos os outros manter-se-ão estáveis, possibilitando aos utilizadores continuar a trabalhar sem terem de reiniciar o navegador.



A Google desenvolveu ainda um novo motor JavaScript (V8), que torna as aplicações na internet mais rápidas, possibilitando a utilização de uma nova classe de aplicações na Internet, ainda não disponibilizadas através dos browsers disponíveis.

Inovação

«Por consideramos fundamental mudar a forma como vemos os browsers, concluímos que não poderíamos ser os únicos criadores do Google Chrome», refere Linus Upson, Director de área de Engenharia da Google Inc. «O Google Chrome foi construído em cima de projectos em código aberto - open source - que têm trazido importantes contributos para a tecnologia e que têm estimulado a competitividade e a inovação», frisou.

Para fomentar a abertura da internet, o Google Chrome é disponibilizado enquanto projecto em código aberto. O objectivo é ajudar a melhorar os browsers futuros, contribuindo para o reforço da tecnologia do Chrome no mercado, e ao mesmo tempo permitir que sejam desenvolvidas continuamente novas funcionalidades ao projecto.

O Google Chrome é disponibilizado na sua versão Beta para o Windows, podendo ser descarregado em http://www.google.com/chrome. A versão do Google Chrome para utilizadores de Linux e Mac será disponibilizado nos próximos meses.
PUB
Partilhar
EM BAIXO: Google Chrome
Google Chrome
COMENTÁRIOS

PUB
EUA e Cuba, o momento histórico

Barack Obama e Raúl Castro anunciam esta quinta-feira mudanças nas políticas entre os dois países. O regime de Raúl Castro libertou esta quarta-feira, por motivos humanitários, o empreiteiro Alan Gross, que cumpria quinze anos de prisão, num processo de negociação no qual o presidente norte-americano, Barack Obama, esteve envolvido. Em troca de Alan Gross, preso há cinco anos, foram libertados três prisioneiros dos serviços secretos cubanos em solo americano. Este é um primeiro passo que abre espaço a uma revisão da relação diplomática entre os dois países