logotipo tvi24

Google Chrome já é oficial e com versão em português

Pode descarregar a versão beta do novo navegador de internet

Por: Redacção / FC    |   2008-09-02 20:00

A Google lançou esta terça-feira o Google Chrome, o novo navegador da Internet que pretende melhorar a experiência na rede. Disponível na versão Beta em 43 idiomas, entre elas o Português de Portugal, o Chrome é «uma nova abordagem aos browsers baseada na simplicidade e na sofisticação que, habitualmente, os utilizadores esperam dos produtos Google», informa a empresa em comunicado.

«Encaramos o browser como uma janela para a internet - é uma ferramenta que permite aos utilizadores interagirem com os seus sites da internet e as suas aplicações - e é importante que tenhamos este conceito de experiência bem presente», refere Sundar Pichai, Vice Presidente da Google Inc, responsável pela gestão de produtos, vincando: «Tal como a clássica página inicial do Google, o Google Chrome tem um interface simples com funções sofisticadas e adaptadas à Internet moderna».

E a palavra mais procurada no Google é...
Google lança o Knol para rivalizar com a Wikipedia

Uma barra combinada de pesquisa e de endereços permite levar os utilizadores mais rapidamente ao local que pretendem com apenas algumas palavras-chave. Sempre que os utilizadores abrirem um novo separador no Google Chrome irão visualizar uma página que inclui informação sobre os seus sites mais visitados, as pesquisas mais recentes e ainda bookmarks, tornando assim mais fácil a navegação na internet.

Segundo a empresa, o Chrome é uma plataforma multi-processual disponibilizada com segurança e estabilidade reforçadas. Cada separador do browser funciona de forma autónoma. Sempre que um separador bloquear ou não responder, todos os outros manter-se-ão estáveis, possibilitando aos utilizadores continuar a trabalhar sem terem de reiniciar o navegador.

A Google desenvolveu ainda um novo motor JavaScript (V8), que torna as aplicações na internet mais rápidas, possibilitando a utilização de uma nova classe de aplicações na Internet, ainda não disponibilizadas através dos browsers disponíveis.

Inovação

«Por consideramos fundamental mudar a forma como vemos os browsers, concluímos que não poderíamos ser os únicos criadores do Google Chrome», refere Linus Upson, Director de área de Engenharia da Google Inc. «O Google Chrome foi construído em cima de projectos em código aberto - open source - que têm trazido importantes contributos para a tecnologia e que têm estimulado a competitividade e a inovação», frisou.

Para fomentar a abertura da internet, o Google Chrome é disponibilizado enquanto projecto em código aberto. O objectivo é ajudar a melhorar os browsers futuros, contribuindo para o reforço da tecnologia do Chrome no mercado, e ao mesmo tempo permitir que sejam desenvolvidas continuamente novas funcionalidades ao projecto.

O Google Chrome é disponibilizado na sua versão Beta para o Windows, podendo ser descarregado em http://www.google.com/chrome. A versão do Google Chrome para utilizadores de Linux e Mac será disponibilizado nos próximos meses.

Partilhar
EM BAIXO: Google Chrome
Google Chrome

Primeiro planeta «gémeo» da Terra encontrado
É o primeiro exoplaneta encontrado que está a uma distância habitável da sua estrela e que pode ter água em estádo líquido
Sangue artificial vai ser testado em humanos
Novo procedimento poderá aumentar a oferta de sangue disponível para transfusões
E a primeira #selfie de Joe Biden foi com.... ?
Poucas horas depois de ter aderido ao Instagram, o braço direito de Barack Obama já tinha milhares de seguidores
EM MANCHETE
Sobrevivente português descreve tragédia
«Atirámo-nos à água e depois vimos que faltavam três homens», conta pescador
Homem que baleou quatro mulheres tem mais alvos
Guarda ferido em assalto a embaixada portuguesa em Tripoli