O Facebook lançou, na quinta-feira, uma nova funcionalidade que permite que os utilizadores escolham amigos e páginas prioritárias para aparecerem no seu feed de notícias.

Até agora, o misterioso algoritmo do Facebook analisava milhares de dados, fornecendo ao utilizador aquilo que achava que ele queria ver, baseando-se nos likes e nas publicações ignoradas.  Contudo, estes padrões podem não refletir necessariamente aquilo a que os utilizadores querem ver.

Para evitar a situação, o Facebook criou uma nova funcionalidade, que já foi lançada para smartphones com sistema iOS, que permite ao utilizador escolher os amigos e as páginas que aparecem em primeiro lugar no feed de notícias.
A partir do momento que o utilizador escolhe os favoritos, poderá ver todas as publicações dessas páginas no feed de notícias.

“Acabámos de lançar novas ferramentas para vos dar mais controlo sobre o que veem no vosso feed de notícias”, afirmou Mark Zuckerberg na sua página de Facebook, acrescentando que o “objetivo é ajudar-vos a conectarem-se com as coisas e com as pessoas de quem gostam mais”.


                                             

O novo menu de preferências inclui a opção de procurar novas páginas, a partir de uma seleção feita através do historial de cada utilizador na rede social.

Para além disto, a nova funcionalidade permite que o utilizador escolha também aquilo que não quer ver. Até agora a única opção seria deixar de “seguir” uma página ou user, mas, a partir de agora, o utilizador vai ter acesso a uma lista das páginas e pessoas que deixou de seguir no passado, sendo possível voltar a segui-los a qualquer momento ou continuar a segui-los sem receber as suas publicações.