Caso receba uma mensagem no WhatsApp a convidá-lo para modificar as cores da sua aplicação, ignore e apague-a de imediato. Uma página com o mesmo aspeto que o WhatsApp, mas de cor azul, em vez de verde, está a enviar uma mensagem fraudulenta com a seguinte informação: “Novas cores para o WhatsApp, agora pode alterar o WhatsApp e ter as suas cores favoritas”.

O link oferece aos utilizadores o download de uma aplicação que permite mudar as cores do WhatsApp, algo que costuma atrair a atenção de muitos cibernautas. Ao clicar no link para fazer o download da versão, a página solicita que o utilizador partilhe o link com 12 amigos, e informa também que esta aplicação está disponível para iOS, Windows, Apple e Blackberry (a listagem de iOS e Apple separadamente deve ser o primeiro alerta).

  

Em seguida, o site fraudulento afirma que a aplicação só funciona em desktops e que, para isso, é preciso fazer um download de uma extensão para o Chrome chamada "Black Whats".

A página web é uma plataforma adware, ou seja, um software malicioso que invade o dispositivo com avisos publicitários e pretende roubar dados pessoais. 

A extensão já foi foi removida pela Google, mas já afetou centenas de pessoas.