Notícias e fotografias das agências de informação que fazem parte da Agência Europeia de Fotografia (EPA) - entre as quais a Lusa - vão passar a ser disponibilizadas no motor de busca Google News, anunciaram esta terça-feira as duas entidades, escreve a Lusa.

O anúncio foi feito na sequência de um acordo para que o motor de busca online passe a incluir os conteúdos da EPA de forma directa.

Isto vai «facilitar as pesquisas dos utilizadores mas também dar reconhecimento aos jornalistas e editoras que trabalham arduamente para dar as notícias de última hora», defendeu o responsável pelos negócios do Google News, Josh Cohen.

Fotos e notícias em linha

Com este acordo, o motor de busca passa a disponibilizar fotos e notícias de oito das 11 agências nacionais de notícias que fazem parte da EPA, incluindo a agência Lusa, fornecendo um "link" directo para a fonte dos conteúdos das agências.

«Até agora, o Google News apresentava cópias dos artigos e fotografias das agências através de ligações separadas para vários sites», explicou Cohen, acrescentando que, agora, «o Google News vai poder ligar [o utilizador] directamente ao artigo original na página inserida no Google».

Google lança novo serviço de voz

Os utilizadores terão também a possibilidade de ver cópias dos mesmos artigos, onde quer que tenham sido publicados, dando uma oportunidade de ver notícias adicionais, contextualizações e análises de outros órgãos de informação.

«A importância deste acordo é que as agências de notícias passam a ser reconhecidas pelos conteúdos originais que criam e podem ter novas receitas através da divisão de publicidade com o Google», concluiu o presidente da EPA.

As notícias e fotografias da Lusa que serão disponibilizadas no Google News são as do serviço online da agência.