Nelumbo nucifera é uma planta aquática, mais conhecida como flor-de-lótus. Mas, quando em semente, a imagem desta planta arrepia cerca de 16% das pessoas (18% nas mulheres e 11% nos homens).

A conclusão é do primeiro estudo conhecido sobre tripofobia: o medo ou a repugnância de buracos, isto é, de objetos com padrões irregulares de furos, tal como as colmeias e as sementes de lótus.

De acordo com os investigadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, essa estranha repulsa pode estar enraizada na biologia.

Pode haver uma parte evolutiva antiga do cérebro que diz às pessoas que estão a olhar para um animal venenoso", disse o Dr. Cole, um dos responsáveis do estudo.

Para identificar o efeito, os investigadores recolheram e analisaram dez imagens de espécies venenosas que mostraram aos pacientes com tripofobia.

Nós achamos que todo mundo tem tendências de tripofobia, mesmo sem estarem conscientes disso”, afirmou Cole. "Descobrimos que as pessoas que não têm a fobia, não estão de qualquer forma confortáveis ao observar estas imagens”.