Cinco antigos alunos da Universidade de Aveiro estão a criar uma ferramenta online de produtividade e gestão de conteúdos cinematográficos, o “Festock”, destinada a profissionais do cinema, anunciou esta segunda-feira uma fonte académica.

Ainda em fase de desenvolvimento, o Festock vai permitir de forma rápida e simples que realizadores, produtores, atores e marcas possam agregar e gerir candidaturas a qualquer festival de cinema do mundo, promover os respetivos trabalhos e manter o contacto com os fãs.

De acordo com a Lusa, a plataforma, cujo lançamento está agendado para meados do ano, agrega um conjunto de ferramentas que permite manter, de forma rápida e fácil, o contacto com festivais de cinema e entusiastas da área, sendo também uma solução simples para candidaturas e acompanhamento das submissões a festivais.

“No Festock as marcas, produtoras e distribuidoras têm acesso a canais de comunicação com todos os profissionais de cinema, festivais e restantes entidades. Deste modo, a comunicação é permanente, tornando a descoberta de novos talentos mais fácil, imediata e indiscriminada”, comenta a equipa de fundadores, composta por Pedro Silva e Pedro Martins, ambos licenciados em Novas Tecnologias da Comunicação, Rui Garcia e Miguel Soares, que fizeram o Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática.