A exposição que mostra pela primeira vez o manuscrito da terceira parte do segredo de Fátima, patente ao público na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, pode agora ser vista na internet, anunciou a instituição.

A mostra «Segredo e Revelação», inaugurada a 30 de novembro de 2013, pode, desde domingo, ser visitada de forma virtual, através deste endereço.

Com esta iniciativa, o Santuário de Fátima «pretende que a exposição esteja acessível ao maior número de visitantes, para visitas presenciais e, agora, através da internet, neste mês de julho, em que se celebra a aparição na qual a Virgem Maria revelou o segredo de Fátima, uma vez que este é o tema central da exposição».

Segundo o santuário, «Segredo e Revelação» coloca «em destaque as três partes do chamado Segredo de Fátima e mostra, pela primeira vez ao público, o manuscrito da terceira parte do Segredo, escrito pela vidente Lúcia, pertença dos arquivos da Congregação para a Doutrina da Fé e que, com autorização expressa do Papa Francisco, está agora exposto em Fátima».

«O percurso expositivo, agora também passível de ser percorrido online e que tem como fio condutor a interpretação teológica do Segredo de Fátima feita pelo cardeal Joseph Ratzinguer [atual Papa emérito Bento XVI], leva o visitante a entrar nas três partes do segredo, tituladas como A visão do inferno, O Imaculado Coração de Maria e A Igreja mártir», acrescenta o templo.

De acordo com o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima e comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, a exposição, que tem «como mote a aparição de julho de 1917», apresenta, «através de documentação histórica e de espólio artístico, uma das mais importantes temáticas de Fátima, o Segredo que, desde a Cova da Iria, leva à contemplação de todo um mundo contemporâneo».

«Segredo e Revelação», que tem entrada livre, pode ser vista diariamente até ao dia 31 de outubro entre as 09:00 e as 19:00, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Até domingo, visitaram a exposição 107.057 pessoas.

O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo que terá sido revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, os pastorinhos de Fátima, Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de julho de 1917, na Cova da Iria.

As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944 e o documento guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

Esta foi apenas divulgada a 13 de maio de 2000, em Fátima, por ocasião da terceira visita do Papa João Paulo II ao maior santuário mariano do país, na qual foram beatificados Francisco e Jacinta Marto.