Portugal é a primeira equipa a passar às meias-finais depois de ter vencido a Polónia, esta quinta-feira, num jogo cheio de nervos e emoções. 

Num jogo que começou com Portugal a sofrer um golo logo ao início, a maioria dos fãs chegou a pensar que tudo poderia estar perdido para a equipa das Quinas. Mas, depois de 120 minutos de sofrimento, a Seleção sagrou-se vitoriosa frente à Polónia e as reações nas redes sociais não se fizeram esperar. Desde anónimos até jogadores da própria Seleção, passando por caras bem conhecidas da sociedade, muitos foram os que quiseram mostrar o seu apoio à equipa que ruma agora às meias-finais do Campeonato da Europa.

O capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, foi um dos que usou o Instagram para reagir à vitória sobre a Polónia. Com a mensagem "Quando acreditas, consegues", o avançado já arrecadou mais de 80 milhões de gostos.

 

 

When you believe you achieve ✌️👍🔝⚽️

Uma foto publicada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a

A Seleção Nacional começou o jogo a perder, mas Renato Sanches igualou o marcador e, na mesma rede social que o capitão usou, o jogador partilhou o momento do golo, numa publicação que já superou os mil gostos.

 

O momento 💭🙌🏽

Uma foto publicada por RS35 OFICIAL (@renatosanches35) a

 

E foi a seguir ao golo do homem do jogo que Portugal voltou a sonhar com a passagem, mas o processo ainda estava longe de terminar. Na primeira parte do prolongamento, um adepto invadiu o campo e dirigiu-se a Ronaldo, mas foi logo perseguido por uma dezena de elementos de segurança. O momento não passou despercebido a quem assistia ao jogo e foi de imediato comentado no Twitter.

Os portugueses sorriram e choraram, mas nunca deixaram de acreditar neste que foi mais um jogo de ansiedade e sofrimento. O tempo regulamentar deu lugar ao prolongamento e, decorridos os 30 minutos, nada mudou no marcador. Os portugueses recordaram as declarações do selecionador nacional após o jogo com a Croácia de que assinaria por baixo se lhe dissessem que era campeão só com empates.

 

 

Enquanto decorria o jogo, os internautas procuraram respostas as várias questões. De acordo com o Google Trends, um dos temas mais procurados ao longo dos 120 minutos foram cinco jogadores da Seleção Nacional.

Mas se analisarmos as tendências no Twitter, não é o nome de Cristiano Ronaldo que surge no topo da lista. Renato foi escrito em mais de 260 mil publicações, à frente de Ronaldo com quase 40 mil e Quaresma com pouco mais de 10 mil publicações.

Durante as grandes penalidades, quem assistia ao jogo não se manifestou muito nas redes sociais. Mas, quando Rui Patrício defendeu o quatro penalti da Polónia, as mensagens de agradecimento ao guarda-redes português começaram a surgir.  

Para assinalar o último penalti por Portugal, foi chamado a marcar Quaresma. O jogador não falhou e um pouco por todo o mundo os portugueses celebraram com a Seleção.

 

 

 

A família Aveiro não ficou fora dos festejos nem das redes sociais. Com a passagem da seleção das Quinas às meias-finais do Europeu de futebol, Katia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, publicou a festa lá em casa na sua página do Instagram. O vídeo já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas.

 

Leia também a crónica do jogo Polónia-Portugal