Rui Tavares é o político mais influente no Twitter. Esta é a conclusão de um estudo da consultora Imago - Llorente & Cuenca, designado  «O Top 50  Mapa de Poder na Rede –Políticos Influentes no Twitter», que procurou identificar, medir e comparar o nível de influência que cada protagonista político português tem no mundo digital.

Com 114.832 seguidores e um índice de influência de 73,2, o fundador do partido Livre lidera a lista das figuras políticas mais influentes no microblog. Segue-se o deputado socialista João Galamba, com 15826 seguidores e um índice de influência de 72,8. O pódio fica completo com o deputado do CDS Michael Seufert, cujo índice de influência é avaliado em 65,2.

Além do próprio Rui Tavares, aparecerem destacados outros políticos que, não tendo uma voz ativa na Assembleia da República, escolhem as plataformas digitais e, em particular o Twitter, para partilhar opiniões e ideologias. São os casos de Joana Amaral Dias (9º), Daniel Oliveira (15º) ou Garcia Pereira (24º).

Curioso é constatar que no top 10, Michael Seufert (3º) é a única figura da maioria presente. Mais, entre os líderes dos partidos apenas Catarina Martins (10º) e Passos Coelho (13º) aparecem no ranking.

Se os partidos fossem representados pela influência dos seus deputados, o PSD perderia metade da bancada parlamentar e o PS passaria a ser o partido em maioria, com 90 deputados. O Bloco de Esquerda, por sua vez, seria o partido que mais crescia.

Outra conclusão importante é o facto de muitas figuras políticas continuarem a utilizar esta plataforma ativamente, mesmo depois de abandonarem ou interromperem funções partidárias. São exemplo disso Durão Barroso (5º) e Paulo Pedroso (7º).

A investigação envolveu a análise de 618 figuras políticas portuguesas. O índice de influência foi calculado a partir de alguns fatores fundamentais como  o indicador de seguidores, as menções ou os retweets.  

Por que razão o Twitter e não outra rede social? Porque, segundo a investigação, é «o expoente máximo da influência online, onde os ideais são difundidos de uma forma mais concisa e rápida do que em qualquer outra rede social»



Confira os 10 políticos portugueses mais influentes no Twitter:
  1. Rui Tavares
  2. João Galamba
  3. Michael Seufert
  4. Carlos Zorrinho
  5. Durão Barroso
  6. Ana Gomes
  7. Paulo Pedroso
  8. Edite Estrela
  9. Joana Amaral Dias
  10. Catarina Martins