Barack Obama tornou-se o primeiro Presidente dos Estados Unidos a escrever uma linha de código informático. O feito aconteceu esta segunda-feira no âmbito de uma iniciativa para promover as ciências informáticas entre os jovens.

O Presidente norte-americano escreveu a seguinte linha de JavaScript [uma linguagem de programação informática]: «moveForward(100)». O código foi inserido no contexto de um tutorial baseado no filme da Disney «Frozen». A linha servia para mover a personagem principal, Elsa, 100 pixéis e desenhar um quadrado.

«Tens que ir mais devagar porque sou um homem velho», disse Obama à estudante que lhe explicava o programa.


Cerca de 30 escolas de Newark, New Jersey e Brooklyn estiveram na Casa Branca para a iniciativa «Hora do Código», inserida na Semana da Educação para as Ciências da Computação, que pretende dar aos alunos a oportunidade de aprender as ciências informáticas.

O feito é mais uma evidência do elevado interesse de Obama na tecnologia e nas suas aplicações, depois de se ter tornado no primeiro Presidente norte-americano a abraçar o poder das redes sociais com as suas contas no Facebook e no Twitter.