O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente a energia solar, completou esta terça-feira a volta ao mundo, que iniciou em março de 2015.

O Solar Impulse II aterrou em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) às 04:05 (01:05 em Lisboa), de onde tinha partido a 9 de março do último ano para um périplo inédito de mais de 40 mil quilómetros em 17 voos com mais de 500 horas.

Este é um momento muito especial para nós, completámos esta viagem, passo a passo, e estamos muito emocionados com a chegada a Abu Dhabi", disse à agência de notícias EFE André Borschberg, um dos dois pilotos da aeronave.

A viagem deste avião, que é movido apenas com recurso à energia solar, passou por quatro continentes e não usou combustível. Na última etapa, entre o Cairo e Abu Dhabi, o avião foi pilotado por Bertrand Piccard. 

O projeto Solar Impulse II, liderado por dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e André Borschberg, pretende consciencializar os líderes políticos para a necessidade de optar por soluções tecnológicas que preservam o ambiente.