Edward Snowden, o ex-analista da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA), que ficou conhecido por revelar a vigilância em massa de cidadãos em todo o mundo, abriu, esta terça-feira, uma conta na rede social Twitter, recebendo milhares de mensagens de apoio e ultrapassando os 200 mil seguidores, em pouco mais de uma hora.

Como avançou o Mashable, a conta pertence efetivamente a Edward Snowden, que contactou diretamente o Twitter para poder usar o nome de utilizador @Snowden, que já pertencia a outra pessoa, mas que estava inativo na rede social há mais de três anos.

No seu primeiro tweet, Snowden escreveu apenas: "Conseguem ouvir-me agora?"
 
A página do ex-analista da NSA já ultrapassou os 200 mil seguidores, um número que não para de aumentar. Porém, Snowden só segue uma: a página oficial da Agência de Segurança norte-americana.




Uma das primeiras pessoas a dar as boas vindas ao ex-analista à rede social foi o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que recentemente o entrevistou para o programa “Star Talk”.

O ex-agente não tardou a agradecer, e em claro tom de brincadeira questionou Tyson sobre a possibilidade de viver em Marte – referindo-se ao anúncio, desta segunda-feira, da descoberta de água no planeta vermelho.
 
“Obrigado pelas boas vindas. E agora temos água em Marte! Achas que eles verificam os passaportes por lá? Estou a perguntar para um amigo.”, escreveu.

Questionado pelo astrofísico sobre como se sente em relação àqueles que o chamam “herói” e “traidor”, Snowden respondeu, que é “apenas um cidadão com voz”.