Investigadoras da Universidade de Coimbra (UC) estão a aplicar um projeto-piloto, desde há um ano, num jardim-de-infância da periferia da cidade, para «desenvolver a literacia e prevenir o insucesso escolar».

O projeto, que se baseia num «conjunto de atividades guiadas por uma abordagem coeducativa entre pais e educadores», visa incentivar «boas práticas educativas e de relacionamento» entre a escola e a família, refere uma nota da UC hoje divulgada.

Denominado "Vamos Educar Juntos com o Coelhinho Polo", o projeto-piloto em Portugal «está a ser implementado, há um ano, no jardim-de-infância de Brasfemes», que faz parte do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Eiras, no concelho de Coimbra, adianta a mesma nota.

«Originalmente desenvolvido na Universidade de Mons-Bélgica, pelos professores Jean-Pierre Pourtois e Huguete Desmet, com o título "Eduquons ensemble avec Polo le Lapin", o projeto foi adaptado» para a população portuguesa por uma equipa de investigadoras das faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) e de Ciências e Tecnologia (FCT) da UC.

O estudo, que se vai prolongar até ao final do primeiro ciclo do Ensino Básico, envolve 18 crianças, de três e quatro anos de idade, daquele jardim-de-infância e respetivos pais e educadores, além de «um grupo controlo», sem intervenção, formado por 28 crianças do Jardim-de-infância de Eiras.

«As atividades realizadas até ao momento foram guiadas por 10 fascículos (um por cada mês) contendo propostas de tarefas a realizar na escola e em casa, sob a orientação das educadoras e dos pais», salienta a UC, adiantando que «foram igualmente realizadas reuniões mensais com os pais e educadoras, para a discussão e reflexão em torno das necessidades da criança e das práticas educativas».

A figura central do projeto é o "Coelhinho Polo", que circulou entre casa e escola, «levando e recebendo mensagens e tarefas que exploram várias competências das crianças e favorecem as relações entre a escola e a família», no sentido de «otimizar as aprendizagens» no jardim-de-infância e, «mais especificamente, a aquisição de competências linguísticas», explica a coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges.

Os primeiros resultados deste projeto de investigação-ação vão ser apresentados no "International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies", que vai decorrer em Barcelona (Espanha), entre 23 a 25 de julho.

«O balanço deste primeiro ano» de implementação do projeto «foi muito positivo», tendo contado com «o envolvimento ativo dos pais, das educadoras e das crianças», sublinha Graciete Franco Borges, que também é professora da FPCE da UC.

O programa, que recorre a metodologias inovadoras, «já foi aplicado em outros países europeus e mostrou bons resultados relativamente ao desenvolvimento da literacia e da cooperação escola-família-comunidade», afirma a investigadora.