A Microsoft vai lançar um serviço de tradução em tempo real para o Skype. A versão de teste do Skype Translator irá ser lançado para o Windows 8 ainda este ano, segundo o diretor executivo da empresa, Satya Nadella, citado pela BBC.

De acordo com a Microsoft, o Skype tem atualmente 300 milhões de utilizadores por mês, a nível global. O que ainda não se sabe é se este novo serviço irá ser fornecido gratuitamente ou se os utilizadores terão de pagar uma taxa de acesso.

Os investigadores da Microsoft Research e a Universidade de Toronto conseguiram reduzir a taxa de erro no reconhecimento do discursos em mais de 30%.

«Investimos em reconhecimento de linguagem, tradução automática e tecnologias de aprendizagem por mais de uma década, e agora estão a emergir como componentes importantes», referiu Gurdeep Pall, vice-presidente do Skype.

A Microsoft comprou o Skype em maio de 2011 por 8,5 mil milhões de dólares (cerca de 6,2 mil milhões de euros), considerada a maior aquisição da Microsoft até ao momento.