No dia do arranque dos Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, a Google mostrou o que pensa sobre a posição da Rússia quanto aos homossexuais num doodle «político» alusivo ao evento.

«A prática desportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e desportivismo». Esta é uma frase da Carta Olímpica que a Google transcreve na sua homepage.

Juntamente com a frase, surge um doodle com algumas cores do arco-íris, utilizadas na bandeira que representa a homossexualidade. Os desenhos são representativos de alguns desportos de inverno.

Recorde-se, por exemplo, as declarações do presidente da autarquia de Sochi, que manifestou a sua intenção em banir todos os homossexuais da cidade. Estes Jogos Olímpicos estão também a ser marcados por duras críticas aos problemas de organização e à falta de condições para a receção dos visitantes.