Uma empresa australiana dedicada à tecnologia usada na construção civil apresentou a última novidade. Hadrain X é o novo robô gigante capaz de empilhar mil tijolos por hora, através do uso de um braço com 30 metros de comprimento.

Os tijolos são transportados com recurso a uma longa passadeira que os leva até ao braço do robô. No final desse longo membro há uma espécie de mão que organiza e empilha os tijolos, que são unidos através de uma cola própria para materiais de construção, deixando-se de usar o cimento.  

A inteligência deste novo robô é suficientemente desenvolvida para deixar espaços entre os tijolos, que servirão para serem colocadas canalizações e fios elétricos. As janelas e caixilharias também não são esquecidas por Hadrian X.

As pessoas têm empilhado tijolos ao longo de 6 mil anos e desde a revolução industrial, a sociedade procura automatizar este processo”, disse Mark Pivac, fundado da FastBrick, à revista Perth Now

Estamos perante um tempo em que várias tecnologias atingiram o nível em que é possível metê-las em prática e isso é o que estamos a fazer”, acrescentou Pivac.

A investigação e o desenvolvimento desta nova tecnologia levou 10 anos e custou cerca de 5,3 milhões de euros. O fundador da empresa responsável por Hadrian X garante que “não tem nada contra os pedreiros” e que só pretende otimizar o processo de construção.  

A prestação do protótipo teve uma avaliação positiva, mas a Fastbrick Robotics aponta um ano para o aparelho chegar ao mercado.