O FBI está à procura de um homem acusado de estar por detrás de um golpe que rendeu mais de 3 milhões de euros, perpetrado através do eBay. Além de Nicolae Popescu, um romeno de 33 anos, as autoridades norte-americanas procuram também outros seis indivíduos relacionados com o mesmo caso.

As autoridades classificam os sete suspeitos como «mestres da ilusão», que convenceram muitos compradores a pagar por carros que não existiam, avança a BBC.

Nicolae Popescu é acusado de fraude eletrónica e lavagem de dinheiro. «Criou identidades falsas, sites falsos e certificados de propriedade falsos, de modo a tornar o esquema mais convincente», disse George Venizelos, o investigador do FBI responsável pelo caso.

O eBay já emitiu um comunicado assegurando a fiabilidade das suas compras, alertando para esquemas que conduzem para outros sites, por vezes falsos como os do caso: «os compradores que iniciam e concluem as suas transações através do eBay Motors podem estar confiantes. Nunca usem serviços de envio de dinheiro para fazer os seus pagamentos».