A versão internacional da aplicação móvel (APP) portuguesa de oração “Click to Pray”, criada em 2014 e que tem como missão a promoção da oração pessoal, vai ser lançada hoje em Itália, anunciou o Secretariado Nacional da Oração.

Em declarações à agência Lusa, o padre António Valério, do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, obra confiada pelo Vaticano à Companhia de Jesus e que tem como missão principal a promoção da espiritualidade e da oração pessoal, adiantou que vai ser apresentada hoje em Roma, Itália, a versão internacional da aplicação portuguesa.

“Esta aplicação do ‘Click to Pray’ foi criada em Portugal em 2014 pelo Apostolado da Oração. A grande intenção era e é proporcionar às pessoas um ritmo de oração diária no meio da agitação do dia-a-dia, do pouco tempo que se tem para rezar, para criar algumas atitudes de interioridade. Sabendo que havia essa necessidade, criou-se esta aplicação que tem este ritmo de oração diária com três propostas simples ao longo do dia”, explicou.

A plataforma wwww.clicktopray.org integra um site, uma aplicação móvel para Android, as redes sociais Facebook e Twitter e é, segundo o padre António Valério, seguida por cerca de 85 mil pessoas em Portugal.

 

Como é que funciona a App?

A ‘Click to Pray’ “apresenta uma oração diferente para cada um dos 365 dias do ano, através dos quais se pode rezar pelos desafios da humanidade e unir-se a diferentes culturas, idiomas e pessoas à volta desta causa”, de acordo com o Secretariado.

“A plataforma envia notificações para recordar o dia mundial de oração pelas intenções do papa (primeira sexta-feira de cada mês) e propõe um ritmo de oração diária com três momentos: pela manhã, durante o dia e à noite”, realçou o padre António Valério.

O Secretário Nacional do Apostolado da Oração adiantou à Lusa que a intenção de internacionalizar a versão portuguesa da plataforma foi apresentada ao papa Francisco em agosto do ano passado, que demonstrou interesse na mesma.

“A versão internacional da plataforma é semelhante à portuguesa. Tem os mesmos conteúdos, sendo que agora, como aplicação oficial da rede de oração mundial, vai aparecer em primeiro lugar a nível gráfico a intenção do papa e os vários momentos de orações ao longo do dia em várias línguas: português, inglês espanhol e francês”, salientou.

Questionado sobre como está a correr a experiência em Portugal, o padre António Valério disse que “a receção tem sido muito boa”, reunindo cerca de 85 mil pessoas.

“Foi uma surpresa. A receção foi muito boa, porque as orações e as propostas de oração são disponibilizadas para além da aplicação móvel, também o site através de e-mail e nas redes sociais, sendo já usadas por uma comunidade de cerca de 85 mil pessoas”, declarou.

O Apostolado da Oração é um movimento que tem mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e em Portugal está presente praticamente em todas as paróquias.